"REGIÕES DA ESCÓCIA"
Um panorama completo de regiões produtoras de whisky da Escócia, onde cada garrafa conta uma história e convida a uma exploração única de aromas e sabores. Um tour sensorial com seis rótulos, um de cada região da Escócia.
REGIÕES OFICIAIS
Speyside
A região com maior concentração de destilarias do mundo, famosa por seus vales férteis e, claro, pelo Rio Spey. Os whiskies aqui tentem a não ter turfa, mas sim a serem frutados. Maçã, pera, mel, baunilha e especiarias são descritivos corriqueiros nos rótulos dessa região, que valoriza maturação em barris de xerez.
Lowland
São produzidos no sul da Escócia, identificado no mapa como a área ao sul de uma linha entre Dundee e Greenock. Seus whiskies tradicionalmente são leves, herbais, frutados. Recentemente tem tido variação de estilo e estão crescendo em popularidade, refletindo o aumento significativo de novas destilarias.
Highland
Esta região, que também abrange as ilhas, possui uma enorme diversidade de sabores e características. De whiskies mais leves a whiskies encorpados, com notas sensoriais tradicionais ou menos comuns, as Highlands oferecem whiskies para todos os paladares.
Campbeltown
Um vez capital mundial do whisky, tem atualmente o menor número de destilarias, mas estão entre as mais cobiçadas por apreciadores. Notas de sal, fumaça, frutas tropicais se misturam com notas inesperadas de instalações industriais e cogumelos. Tendem a ter caráter robusto e rico.
Islay
Ilha considerada o berço do whisky na Escócia. Lá a maior parte da população se dedica à indústria do whisky (direta ou indiretamente). Famosa por seus whiskies fortemente turfados e cheios de personalidade. “Ame ou odeie”
HISTORICAMENTE
HIGHLAND BOUNDARY FAULT
-> As Highlands falavam gaélico escocês, tinham uma estrutura social clânica, mais rural e mais isolados.
-> As Lowlands eram mais anglicizadas, com influência do inglês escocês, maior urbanização, comércio e contato com o sul.
-> A linha "cultural" entre os mundos gaélico e anglófono flutuava com os séculos, dependendo das migrações, clãs, guerras e políticas da Coroa.
1784 - THE WASH ACT
-> Linha que separa Lowlands e Highlands é formalmente definida, com base política.
-> Várias emendas/adições são feitas na legislação
-> Highland recebeu menores taxas, mas só podia usar cevada local, alambique pequeno, e comercializar em Highland.
-> Lowland recebeu maior taxação, mas com maior liberdade de produção e comércio liberado.
-> Lowland: taxa sobre capacidade declarada dos alambiques
Resultado em poucos anos:
-> Highland contrabando e ilegalidade, mas whiskies de qualidade
-> Lowland indústria legalizada, mas whisky de péssima qualidade
REGIÕES DE APRECIADOR
ISLANDS
Escócia tem mais de 790 ilhas
Em torno de 94 são habitadas
Em torno de 14 destilarias, sendo as mais notáveis em:
- Arran
- Mull
- Jura
- Raasay
- Skye
- Lewis
- Orkney
"Vida em ilha é diferente de vida em continente"










